Mensagem

Mensagem da comissão organizadora

A Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária nasceu em 2006 com a denominação de Conferência Nacional de Defesa Vegetal, sendo realizada em Belo Horizonte, Minas Gerais, no período de 20 à 24 de novembro, reunindo cerca de 450 participantes. Foi a primeira vez que técnicos, professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação reuniram-se para discutir a questão de Defesa Sanitária Vegetal . Em vista da relevância das discussões e as necessidades do agronegócio nacional o evento foi ampliado e em 2010 transformou-se em II Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária.

Ocorreu novamente em Belo Horizonte, no período de 26 à 29 de maio e ganhou maior projeção posicionando-se como estratégica para a Defesa Agropecuária. Reuniu mais de 1.600 profissionais de todo o país e possibilitou traçar um panorama da situação e propor ações concretas para promover melhorias no Sistema. Surgiu na ocasião a Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária e a União Nacional dos Fiscais Agropecuários (UNAFA).
Em 2012, Salvador, Bahia foi sede da III Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária, no período de 24 à 27 de abril, onde novamente estiveram presentes órgãos oficiais de defesa agropecuária, entidades do setor privado, institutos de pesquisa e instituições de ensino superior.

Em 2013, Belém, Pará foi a sede da IV edição do evento, no período de 01 à 04 de outubro, trazendo à tona para discussão questões relacionadas a “ Defesa Agropecuária e Sustentabilidade” .
São assim sete anos desde a realização da Iª edição do evento que começou pela região sudeste, passou pelo nordeste, pelo norte e que agora chega ao sul do país com a realização da V Conferência Nacional sobre Defesa Agropecuária (CNDA) à realizar-se em Florianópolis nos dias 25, 26, 27 e 28 de novembro de 2014.

Debater a defesa sanitária agropecuária de forma integrada é de suma importância para a saúde animal e humana e sobretudo uma oportunidade de negócios para o estado de Santa Catarina e demais unidades da federação. A defesa agropecuária precisa agir cada vez mais de maneira integrada com a participação de todos os órgãos, entidades representativas do setor produtivo, ensino, pesquisa, estados e municípios cada um em seu nível de competência criando uma rede capaz de garantir a inocuidade e competitividade dos produtos ofertados ao mercado brasileiro e mundial.

A Defesa Agropecuária desempenha relevante papel na ampliação do comércio exterior brasileiro e pode e deve ser tratada, atualmente, como uma questão de segurança nacional pela importância em relação a economia do Brasil.

 

A programação da V Conferência incluirá a apresentação de trabalhos científicos, discussão de novos modelos de Sistemas de Defesa Agropecuária, debates sobre os rumos da Defesa Agropecuária Nacional, da defesa das fronteiras do Brasil, da defesa como fator de segurança nacional, defesa agropecuária e agronegócio brasileiro, defesa agropecuária e agronegócio como fator de desenvolvimento nacional entre outros.

Durante o evento serão ofertados minicursos técnicos voltados para os temas propostos à V CNDA.

A V Conferência à realizar-se em Florianópolis tem como entidades realizadoras a Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA), Secretaria de Estado da

Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, via Cidasc, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Instituto Catarinense de Sanidade

Agropecuária (ICASA) e inúmeras entidades e órgãos apoiadores.

Estamos constituindo a estrutura organizacional do evento que será composto por uma Comissão Organizadora, Conselho Executor e Comissão Técnico-Cientifica.

Visto a importância do encontro para a discussão da Defesa Agropecuária, a importância do agronegócio para Santa Catarina e região sul, a forte rede de ensino e pesquisa regional, a localização e data do evento estimamos um público de cerca de 2.000 – 2.500

Enori Barbieri
Presidente Cidasc
Presidente Comissão Organizadora V CNDA
Luiz Gustavo Balena Pinto
Superintendente SFA-SC
Vice-presidente Comissão Organizadora
 

Organização:

Icasa SCSBDA

Apoio:

Icasa SC BRDE Sebrae Faesc Icasa SC Rural EMBRAPA
Somevesc Fercoagro Fercoagro

Realização:

Realização Holus Comunicação e Eventos

 

Desevolvido por BRSIS